segunda-feira, 18 de abril de 2011
Os Árabes
Semana passada a 'lei da burka' - aquela que proíbe o uso de véu islâmico em público - entrou em vigor na França, isso somado aos protestos no mundo árabe do norte da África (Egito, Líbia, Tunísia, Marrocos, etc.) aumentam muito a possibilidade do mundo árabe vir a ser abordado em questões de vestibulares. Fiquem atentos!
E quem nunca ouviu a marchinha?
"Ala-la-ô, ô, ô, ô, ô, ô, ô...
Mas que calor, ô, ô, ô, ô, ô, ô...
Atravessando o deserto do Saara!
O sol estava quente e queimou a nossa cara!
Ala-la-ô, ô, ô, ô, ô, ô, ô..."
Aliás, uma fantasia de carnaval bem fácil de improvisar é a de árabe! Basta um lençol, um cordão... E um óculos escuro pra parecer dono de poço de petróleo, hehe!
Os slides da aula de Império Islâmico você encontra aqui.
Encontrei no youtube o mestre Andrés Segovia (1893-1987)tocando o clássico do violão erudito e flamenco 'Astúrias', de Isaac Albeniz (1860-1909), em pleno palácio das Astúrias! Esse local é totalmente contaminado pela cultura sarracena, assim como a música tocada. Quem gostar do som pode baixar desse link.
Um dos personagens históricos da cultura árabe que mais me impressiona é Avicena, pra quem gosta de uma boa leitura tem o romance O Físico de Noah Gordon. Best seller nos anos 80, o autor trabalha atualmente em um roteiro para ser filmado em Hollywood. Deve dar um bom filme!
E pra terminar, a dança do ventre!
Salamaleikum!
Marcadores:
Andrés Segóvia,
Árabes,
Astúrias,
Avicena,
cultura árabe,
dança do ventre,
Noah Gordon,
O Físico,
violão
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário