segunda-feira, 18 de abril de 2011

Império Bizantino



Esse impressionante mosaico é da cidade de Zeugma na Turquia, região que pertenceu ao antigo Império Bizantino.

O Império Bizantino é o melhor exemplo da síntese greco-romana. Nasceu grego, pertenceu ao Império Romano e em 1453 suas muralhas caíram frente aos canhões turcos.

O império também ficou muito conhecido por sua muralha - intransponível durante séculos -, por São Nicolau de Mira, que deu origem ao nosso Papai Noel, pela incrível arquitetura da Basílica de Santa Sofia (Hagia Sofia) e por um objeto fundamental à hora das refeições, o garfo.

Os bizantinos também adoravam uma discussão, principalmente em torno de assuntos religiosos. Foi lá que surgiram as famosas heresias do monofisismo e da iconoclastia entre outras. Em 1054 o Cisma do Oriente dividiu o cristianismo em Ortodoxos Gregos e Católicos Romanos. Também é muito lembrado no vestibular o Corpus Juris Civilis de Justiniano, primeira grande compilação de todo o Direito Romano.

Em sentido pejorativo o termo 'bizantino' significa algo frívolo, inútil ou pretensioso, segundo o dicionário Houaiss. É bem conhecido dos acadêmicos o termo discussão 'bizantina', àquela que não leva a nenhuma conclusão, portanto, inútil, bizantina. Ou seja, qualquer dessas discussões de boteco, da política ao futebol, bizantinas como deve ser uma boa conversa de bar.

Os slides da aula de Império Bizantino você encontra aqui.

Quem quiser conhecer mais sobre a arte dos mosaicos decorativos visite o site da loja Depósito da Ordem em Curitiba.

um abraço

Nenhum comentário:

Postar um comentário