terça-feira, 26 de abril de 2011

Chico canta Calabar



Ouvimos três músicas desse disco na aula sobre as Invasões Holandesas! "Fado Tropical", "Não existe pecado ao Sul do Equador" e "Boi voador não pode". Comentamos ainda a sensacional "Bárbara", que não está nesse disco mas você pode encontrar no "Chico e Caetano, juntos e ao vivo" (1972).

Infelizmente o disco "Chico Canta Calabar" não contém todas as músicas da peça, pois, como vocês sabem, muita coisa foi censurada. Uma das que não pode ser gravada é "Vence na vida quem diz sim" que a Nara Leão gravou só em 1980. Porém, no youtube você pode ver agora esse show sensacional dos anos 70! Reparem a ironia finíssima ao colocar em letra tudo aquilo que era feito a ferro e fogo nos porões da dita e dura repressão. Naquele momento a crítica debochada ao avassalador imperialismo cultural norteamericano nos meios de comunicação ainda era original. E o modelito das roupas então? Puro setentismo!



Mais recentemente o Chico gravou novamente a canção "Fado Tropical" no disco da Fafá de Belém, no qual ele declama o poema, em 2007 ele a gravara para o filme "Fados" de Carlos Saura que você pode conferir aqui:



O disco Chico canta Calabar você encontra nesse clique.

Delmonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário