terça-feira, 3 de maio de 2011

Império Carolíngeo


Catedral de Aachen na Alemanha, onde está o túmulo de Carlos Magno.

É vertiginosa a herança cultural dos Francos para a cultura européia, especialmente sob o governo de Carlos Magno. Suas reverberações alcançam até a atualidade e podem estar relacionadas a coisas aparentemente tão díspares quanto o Canto Gregoriano do grupo Psallentes e a Escola de Samba do Salgueiro em 1990, o Vaticano e o caminho de Santiago de Compostela, a flor de lis e a nobreza européia. No sertão brasileiro do século XX, fez sucesso o livro "Carlos Magno e os Doze Pares de França", histórias da cavalaria medieval bem ao gosto popular, misturando cristianismo e espírito bélico.

Em nosso interesse mais específico é bom lembrar que o sucesso dos Francos foi aliar-se ao que restou de mais organizado da derrocada do Império Romano: a Igreja Cristã.
Os Francos foram os primeiros bárbaros cristianizados da Europa. Carlos Magno é exceção em quase tudo no período medieval: rei com um poder centralizado e uma rede de emissários para fiscalizar o império (os missi dominici), com leis escritas (as Capitulares) e um poder bélico invejável que fez a expansão do império até dividir-se em três (futuros estados da França, Itália e Alemanha) no Tratado de Verdun de 843. Apesar de tudo isso é um tema pouco lembrado no vestibular.

"Eu tenho o bálsamo sagrado
Com que teu Deus foi ungido
Bebe-o porque estás ferido
Bebendo ficas curado"
(Carlos Magno e os 12 Pares de França)

Os slides da aula de Império Carolíngeo você encontra aqui.

O Império Carolíngeo (Reino dos Francos) também pode ser considerado uma gênese da União Européia. Carlos Magno é um simbólico "Pai da Europa" e é por isso que o jornal inglês 'The Economist' tem uma coluna e um blog com temas relativos à União Européia que se chama justamente: Charlemagne.

E por falar em símbolos, ouça o assim denominado recentemente Hino da União Européia, quarto movimento da Nona Sinfonia de Beethoven. Aliás, é sempre bom lembrar que quando Beethoven compôs essa célebre obra-prima ele já estava completamente surdo, ou seja, o compositor jamais pode ouvir sua genial criação.



Também ouvimos na aula um belo exemplo de canto gregoriano com o conjunto europeu Psallentes, pesquisadores dedicados e especialistas nessa música característica da Idade Média:



Existe muita coisa sobre Carlos Magno na internet.
Selecionei alguns links de interesses diversos:

- Pra quem gosta de história: Carlos Magno, Rolando, Santiago de Compostela e a Batalha de Roncevalles, clique aqui.

- Para os eruditos: As leis capitulares em latim! Clique.

- Para os etnofarmacobotânicos: Um texto longo e interessante sobre flores e unguentos, A barba florida de Carlos Magno, clique aqui.

- Para quem prefere arquitetura, um artigo wiki sobre a Catedral de Aachen, clique aqui.

- Para quem gosta de carnaval! Desfile do Salgueiro em 1990! Enredo: Sou amigo do rei! Clique aqui.

- E pra terminar um texto curto sobre a influência das histórias de Carlos Magno na literatura, clique aqui.

abraços
Delmonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário