segunda-feira, 16 de maio de 2011

Idade Média: Feudalismo - Renascimento Comercial, Urbano e Cultural


Pieter Brueghel, o velho - "A dança do casamento"

“Esta longa Idade Média é, para mim, o momento da criação da sociedade moderna, de uma civilização moribunda ou morta sob as formas camponesas tradicionais, no entanto viva pelo que criou de essencial nas nossas estruturas sociais e mentais. Criou a cidade, a nação, o Estado, a universidade, o moinho, a máquina, a hora e o relógio, o livro, o garfo, o vestuário, a pessoa, a consciência e, finalmente, a revolução. Entre o neolítico e as revoluções industriais e políticas dos últimos dois séculos, ela é, pelo menos para as sociedades ocidentais, não um vazio ou uma ponte, mas um grande impulso criador cortado por crises, graduado por deslocações no espaço e no tempo, segundo as regiões, as categorias sociais, os setores da atividade, diversificada nos seus processos.” (GOFF, Jacques Le. Para um novo conceito de Idade Média. Excerto adaptado)

Meus caros alunos!

Vocês sabem que chamar a Idade Média de "noite de mil anos" ou ainda "período das trevas" é pura intriga dos renascentistas... Na verdade a Idade Média parece mesmo não sair de moda!

Quase todos os anos nós temos um 'personagem' arquetípico e genuinamente medieval fazendo o maior sucesso nas telas dos cinemas de todo o mundo: Shrek, Robin Hood, Como treinar seu dragão e este ano o deus do trovão Thor são apenas alguns exemplos entre muitos outros.

O fascínio e influência que o período exerce sobre o cinema de Hollywood e literaturas como a de Tolkien, Martin ou da senhorita Rowling é imenso e inegável.

Porém, para estudá-la bem é preciso não se perder nas trevas do anacronismo. Ficando com apenas um exemplo: é claro que a maioria das pessoas que viveram na Idade Média não tinham os dentes que o cinema insiste em mostrar...

O arquivo com os slides sobre o Feudalismo e o Renascimento Comercial você encontra aqui.

Os slides sobre os estilos arquitetônicos aqui.

E o Renascimento Cultural aqui.

Para além da maioria dos blockbusters, existem filmes realmente muito bons que nos ajudam a mergulhar no universo medievo. Eis alguns dos meus preferidos:

"O incrível exército de Brancaleone" de Mario Monicelli,
"O Nome da Rosa" com o Sean Conery!
"Decameron" de Pasolini,
"Henrique V" de Kenneth Branagh,
"Joana d'Arc" de Roberto Rosselini,
"O Sétimo Selo" de Ingmar Bergman,
"Alexandre Névsky" de Eisenstein,
"Giordano Bruno", que tem inteiro no youtube, porém é bem difícil de encontrar em DVD.

Também tem um do Monthy Pyton que eu gostei muito, mas faz tempo que eu não o procuro: "Herói por acaso".

Com o tempo eu pretendo colocar pelo menos os trailers que existirem e alguns links de informações básicas sobre cada filme. Nem que leve mil anos...

um abraço,
paratodos!
Delmonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário