segunda-feira, 28 de março de 2011
Roma Antiga - HG
Queridos alunos,
Os slides da aula de Roma você encontra aqui.
A música "A cidade" de Chico Science & Nação Zumbi (Da Lama ao Caos, 1994) é ótima como um paralelo entre a situação dos "excluídos" das políticas neoliberais atuais e a situação da plebe romana logo após a expansão territorial (MARE NOSTRUM). No passado romano, foram os nobres patrícios quem realmente se beneficiaram da política imperialista, assim como hoje, as classes superiores e as grandes corporações se beneficiam do neoliberalismo reinante. A plebe, apesar de formar a base do exército romano, empobreceu com as conquistas. O pequeno proprietário foi à ruína por não conseguir concorrer com o latifúndio escravista dos patrícios. Hoje também, a maior parte da população ainda não tem acesso a uma educação de qualidade e bens culturais que seriam seus por direito. Apesar da pirâmide social brasileira ter se tornado um losango, com o crescimento da classe "C" e "D", ainda temos muito que avançar.
Portanto, o canto de Chico Science é atemporal em sua percepção malandra e mundana. Seja no passado romano, ou no presente do G20, o que se vê é que: "O de cima sobe... o de baixo desce..." É! O manguebeat tinha mesmo caranguejos com cérebros!
Neste link da Revista História Viva você confere alguns detalhes sobre a fundação lendária de Roma.
Para terminar embarque num passeio virtual pela cidade de Roma e seu museu a céu aberto.
Grande abraço,
Prof. Delmonte
sexta-feira, 11 de março de 2011
Grécia Antiga - HG
Queridos alunos,
Dizer que a Grécia foi o "berço da civilização ocidental" quer dizer que ainda usamos as 'lentes' gregas para ver e compreender o mundo. Inventores insuperáveis, os gregos nunca saíram de moda. Como em história quase nunca existe nunca... É bem verdade que no começo da Idade Média os helenos estiveram meio em baixa na Europa... Mas em 2010 os olimpianos chegaram às telas com o menino Percy Jackson. O filme é uma adaptação do best-seller juvenil "Percy Jackson e os Olimpianos" e mantém viva a tocha olímpica da inspiração grega em nossos tempos.
Os slides da aula sobre a Grécia Antiga você encontra aqui. Quem quiser saber sobre mitologia grega pode ter uma boa visão geral no livro de Thomas Bulfinch.
Vale a pena ouvir e pensar na atualidade das seguintes canções relacionadas a esse assunto. "Mulheres de Atenas"(Chico Buarque/Augusto Boal) do álbum 'Caros Amigos' (1976) de Chico Buarque e "Alexandre" (Caetano Veloso) do cd 'Livro' (1997) de Caetano Veloso.
Navegar é preciso...
Grande abraço,
Prof. Delmonte
Marcadores:
Alexandre Magno,
Antiguidade Clássica,
Caetano Veloso,
Chico Buarque,
Grécia Antiga,
Mulheres de Atenas,
Percy Jackson,
Período Helenístico.
Assinar:
Postagens (Atom)