No youtube você pode conhecer a tradição das Cavalhadas em Pirenópolis, interior de Goiás. As batalhas medievais entre cristãos e mouros são reconstituídas por populares e se transformam em um espetáculo divertido e curioso, uma mistura de religiosidade, tradição boiadeira e carnaval como vocês podem ver:
Amanhã começam as aulas e eu acabei de preparar o nosso primeiro encontro. Espero que vocês estejam bem descansados e dispostos para uma ótima semana de aula!
Atentem para a correção: - No início de março houve uma pequena mudança nos slides dessas aulas. Agora existem slides de resumo do conteúdo, uma espécie de sumário do assunto. Para baixarem a versão nova dos slides da pré-história você clica aqui.
Para baixar os slides de Antiguidade Oriental clique aqui.
O Egito Antigo acreditava em uma alma imortal que seria julgada depois da morte do corpo. A banda Karnak, cujo nome é inspirado em um dos mais impressionantes templos do Egito Antigo, tem uma ótima música chamada "Alma não tem cor". Você pode conhecer melhor o disco "Karnak" de 1995 clicando aqui.
Os Jardins Suspensos da Babilônia fazem parte das 7 maravilhas do mundo antigo e a música da Rita Lee também é uma maravilha! Clique para baixar a música "Jardins da Babilônia" (Rita Lee e Lee Marcucci) do disco Babilônia de 1978.
A seguir uma série de links sobre a Pré-história e a Antiguidade Oriental.
Pré-História
O pai da Lucy!
Yves Coppens é um dos paleontólogos mais respeitados no mundo. Ele fazia parte do grupo de paleontólogos que descobriu o mais famoso fóssil de Australophitecus afarensis, datado em 3,2 milhões de anos, encontrado nas escavações na Etiópia em 1974. Como estava tocando no rádio a canção "Lucy in the sky with diamonds" dos Beatles, e eles sabiam que se tratava de um espécime feminino, apelidaram o fóssil o fóssil de Lucy.
Veja esse vídeo "en français" com o simpático professor Yves Coppens explicando nossas origens:
Música das cavernas!
É bem divertida essa canção sobre o "Homem de Cro-Magnon" com o irreverente grupo francês "Les Quatres Barbus" da década de 40 ou 50.
Tradução livre da canção "Homem de Cro-Magnon" feita por mim mesmo. A letra original está nos comentários do vídeo do youtube:
"Foi na época da pré-história Há dois ou 300 mil anos Veio ao mundo um ser bizarro Parente próximo do orangotango Sentado sobre as patas traseiras Vestindo uma cueca de pele de búfalo Ele iria conquistar a terra, Foi o homem de Cro-Magnon. {Refrão:} Homem de Cro, Homem de Ma, homem de Gnon, O Home de Cro-Magnon pon pon {X2} Homem de Cro, de Magnon Isso não é treta Homem de Cro-Magnon Pon pon.
Armado com um machado de pedra, E com sua faca de pedra também, Ele caçava o urso e a pantera Apesar do medo que tinha. Diante de um diplodocus com raiva Ele era mesmo um pouco franzino Disse então em sua linguagem: Rapidamente inventem o fuzil.
Ele era um poeta em seu tempo livre Disse emocionado à sua esposa, Você é linda como um dinossauro Você parece Lollobrigida* Se você quiser ver os postais, Na minha caverna do andar de cima, Vou te mostrar as pinturas rupestres Onde verás que eu sou mesmo um Picasso.
Duzentos mil anos depois sobre a Terra Como admiramos nossos ancestrais Os bosques, os campos e os rios Mas se ele voltasse que decepção Vendo-nos suar seis dias por semana Ele nos diria sem rodeios: Meus descendentes são mesmo umas bestas Por terem inventado o trabalho!"
* Gina Lollobrigida: atriz italiana dos anos 40 e 50 com 'beaucoup de sex appeal'
Site do Museu de História Natural da Inglaterra Compare os crânios de diversos primatas entre eles o Homo sapiens sapiens no site do Museu de História Natural da Inglaterra. Aliás, mesmo sendo em inglês, vale a pena navegar pelos links do museu pois existem muitos vídeos sobre evolução e imagens interativas. Decifrado o genoma do Neandertal! O cientista sueco Svante Pääbo comemora a decifração do genoma do neandertal.Leia a notícia. Neandertais sobrevivem em nós.Leia a notícia em inglês da BBC.
Compare as diferenças entre as duas espécies:
Links sobre o Egito Antigo:
- O Maurício Schneider eu conheço! Trabalhamos juntos em Curitiba e o cara é um egiptólogo nato, desde a infância! Hoje ele é doutor em egiptologia e faz palestras e curadoria sobre o assunto. Também é o idealizador e curador do Museu Egípcio Itinerante, uma idéia incrível que leva a arte egípcia para todo o Brasil. Ele também preparou esse guia sobre o Egito Antigo na internet para o Sobresites. Valeu Elvis!