terça-feira, 26 de abril de 2011

Chico canta Calabar



Ouvimos três músicas desse disco na aula sobre as Invasões Holandesas! "Fado Tropical", "Não existe pecado ao Sul do Equador" e "Boi voador não pode". Comentamos ainda a sensacional "Bárbara", que não está nesse disco mas você pode encontrar no "Chico e Caetano, juntos e ao vivo" (1972).

Infelizmente o disco "Chico Canta Calabar" não contém todas as músicas da peça, pois, como vocês sabem, muita coisa foi censurada. Uma das que não pode ser gravada é "Vence na vida quem diz sim" que a Nara Leão gravou só em 1980. Porém, no youtube você pode ver agora esse show sensacional dos anos 70! Reparem a ironia finíssima ao colocar em letra tudo aquilo que era feito a ferro e fogo nos porões da dita e dura repressão. Naquele momento a crítica debochada ao avassalador imperialismo cultural norteamericano nos meios de comunicação ainda era original. E o modelito das roupas então? Puro setentismo!



Mais recentemente o Chico gravou novamente a canção "Fado Tropical" no disco da Fafá de Belém, no qual ele declama o poema, em 2007 ele a gravara para o filme "Fados" de Carlos Saura que você pode conferir aqui:



O disco Chico canta Calabar você encontra nesse clique.

Delmonte

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Dossiê Atualidades 2011

Ficou pronto o nosso site de atualidades!

Dossiê Atualidades 2011

Leiam sobretudo o post da "Convocação geral"!

Preciso da ajuda de vocês,

PLEASE! PARTICIPEM!

um abraço,
Delmonte

Os Árabes



Semana passada a 'lei da burka' - aquela que proíbe o uso de véu islâmico em público - entrou em vigor na França, isso somado aos protestos no mundo árabe do norte da África (Egito, Líbia, Tunísia, Marrocos, etc.) aumentam muito a possibilidade do mundo árabe vir a ser abordado em questões de vestibulares. Fiquem atentos!

E quem nunca ouviu a marchinha?

"Ala-la-ô, ô, ô, ô, ô, ô, ô...
Mas que calor, ô, ô, ô, ô, ô, ô...
Atravessando o deserto do Saara!
O sol estava quente e queimou a nossa cara!
Ala-la-ô, ô, ô, ô, ô, ô, ô..."

Aliás, uma fantasia de carnaval bem fácil de improvisar é a de árabe! Basta um lençol, um cordão... E um óculos escuro pra parecer dono de poço de petróleo, hehe!

Os slides da aula de Império Islâmico você encontra aqui.

Encontrei no youtube o mestre Andrés Segovia (1893-1987)tocando o clássico do violão erudito e flamenco 'Astúrias', de Isaac Albeniz (1860-1909), em pleno palácio das Astúrias! Esse local é totalmente contaminado pela cultura sarracena, assim como a música tocada. Quem gostar do som pode baixar desse link.



Um dos personagens históricos da cultura árabe que mais me impressiona é Avicena, pra quem gosta de uma boa leitura tem o romance O Físico de Noah Gordon. Best seller nos anos 80, o autor trabalha atualmente em um roteiro para ser filmado em Hollywood. Deve dar um bom filme!

E pra terminar, a dança do ventre!



Salamaleikum!

Império Bizantino



Esse impressionante mosaico é da cidade de Zeugma na Turquia, região que pertenceu ao antigo Império Bizantino.

O Império Bizantino é o melhor exemplo da síntese greco-romana. Nasceu grego, pertenceu ao Império Romano e em 1453 suas muralhas caíram frente aos canhões turcos.

O império também ficou muito conhecido por sua muralha - intransponível durante séculos -, por São Nicolau de Mira, que deu origem ao nosso Papai Noel, pela incrível arquitetura da Basílica de Santa Sofia (Hagia Sofia) e por um objeto fundamental à hora das refeições, o garfo.

Os bizantinos também adoravam uma discussão, principalmente em torno de assuntos religiosos. Foi lá que surgiram as famosas heresias do monofisismo e da iconoclastia entre outras. Em 1054 o Cisma do Oriente dividiu o cristianismo em Ortodoxos Gregos e Católicos Romanos. Também é muito lembrado no vestibular o Corpus Juris Civilis de Justiniano, primeira grande compilação de todo o Direito Romano.

Em sentido pejorativo o termo 'bizantino' significa algo frívolo, inútil ou pretensioso, segundo o dicionário Houaiss. É bem conhecido dos acadêmicos o termo discussão 'bizantina', àquela que não leva a nenhuma conclusão, portanto, inútil, bizantina. Ou seja, qualquer dessas discussões de boteco, da política ao futebol, bizantinas como deve ser uma boa conversa de bar.

Os slides da aula de Império Bizantino você encontra aqui.

Quem quiser conhecer mais sobre a arte dos mosaicos decorativos visite o site da loja Depósito da Ordem em Curitiba.

um abraço

terça-feira, 5 de abril de 2011

Aprofundamento em Filosofia - Pré-socráticos




Queridos alunos da Turma de Humanas,

Hoje a aula foi sobre os filósofos Pré-socráticos.

Você pode baixar o arquivo da aula aqui.

E só pra não esquecer o Epicuro: "Don't worry, be happy!" with Bob McFerrin



Um abraço